FBF decide manter o Baianão

Jogos do Estadual terão portões fechados nas próximas duas rodadas

Em nota, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) decidiu manter as próximas rodadas do Campeonato Baiano, mesmo com a pandemia do coronavírus assolando o país. Entretanto, os jogos serão realizados com portões fechados, sem a presença do público. A Bahia já registrou nove casos confirmados da doença, cinco deles em Feira de Santana, onde ocorrerá um dos jogos da rodada, entre Fluminense de Feira e Jacuipense, no próximo domingo (22), às 16h.

A FBF alega que teve o apoio de todos os presidentes dos clubes participantes e analisou que não é preciso a paralisação do campeonato no momento, já que o número de casos confirmados no estado é pequeno. A Bahia registrou 289 casos suspeitos de Covid-19, o coronavírus, de janeiro a março, sendo 153 descartados. Os demais seguem em análise.

A Federação também alegou, sobre uma possível paralisação, que seria “um prejuízo enorme e sem precedentes no futebol baiano, inclusive com concreta possibilidade da mesma não poder ser concluída”, escreve. O prejuízo, neste caso, vai para conta dos clubes do interior, que perderão bilheteria dos seus jogos, principalmente aqueles que só possuem o Baianão como fonte de renda. Contando as duas rodadas, Atlético de Alagoinhas, Fluminense, Juazeirense e Jacobina perderão suas bilheterias da próxima rodada. Doce Mel, que finalmente conseguiu jogar em Ipiaú, vai perder o borderô do duelo com maior apelo do ano na cidade, contra o Vitória, na última rodada.

Sem especificar a data, a FBF não descartou a possibilidade de adiantamento da última rodada, que seria no dia 29 de março, para a quarta-feira anterior, dia 25. Por enquanto, apenas as federações paulista, carioca, catarinense, gaúcha, mineira e sergipana decidiram paralisar seus respectivos estaduais. Outras 12 ainda não definiram se param suas competições ou seguem com os portões fechados: Acre, Amazonas, Brasília, Goiás, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

A CBF paralisou todas as competições de âmbito nacional, mas deixou suas federações com o poder de decisão sobre os seus respectivos estaduais. A Copa do Nordeste só deve definir na próxima terça-feira (17).

Confira, na íntegra, a nota da FBF:

NOTA OFICIAL A FEDERAÇÃO BAHIANA DE FUTEBOL – FBF
vem a público manifestar o posicionamento de manter as duas últimas rodadas da fase de classificação do Campeonato Baiano de Futebol da Série A 2020, inicialmente programadas para os próximos domingos, 22 e 29/03, porém determinando a realização das partidas em estádios com portões fechados e avaliando a possibilidade de antecipação dos jogos, posicionamento que conta com o apoio unânime dos Presidentes dos Clubes participantes. A FBF está atenta ao monitoramento dos casos suspeitos do COVID-19, mas entende que os números confirmados no Estado da Bahia até o presente momento não justificam a paralisação da competição, que trará um prejuízo enorme e sem precedentes no futebol baiano, inclusive com concreta possibilidade da mesma não poder ser concluída. FEDERAÇÃO BAHIANA DE FUTEBOL – Aqui, o futebol é para todos. Salvador, 16 de março de 2020.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*