Baianão paralisado

Federação volta atrás e decide paralisar a competição por tempo indeterminado

Após forte apelo dos atletas que jogam no Campeonato Baiano, a diretora da Federação Bahiana de Futebol decidiu mudar a decisão de manter a competição em funcionamento, mesmo com portões fechados. A entidade emitiu nota no final da manhã desta terça-feira (17), voltando atrás da decisão do dia anterior. A FBF decidiu cancelar o Baianão por tempo indeterminado, por conta da pandemia do Coronavírus.

A federação alegava que o número casos confirmados no estado não justificavam a paralisação. Porém, atletas se manifestaram contrários a decisão, principalmente nas redes sociais. O próprio presidente do Bahia, Guilherme Belitanni, alegou preocupação em manter a competição. Outros dirigentes de clubes do interior alegaram que não emitiram opinião sobre a manutenção, mas que foram apenas avisados da decisão da federação, contrariando a própria FBF, que alegou apoio unânime de suas agremiações afiliadas.

Na nova nota oficial, a FBF alega “que a decisão de suspender a competição já estava tomada, e que apenas pretendia concluir a 1ª Fase – De Classificação, como antes deliberado, para atenuar os prejuízos desportivos, mas entende que a suspensão neste momento respeita a posição dos Atletas, as informações passada pelos Presidentes dos filiados e visa preservar a saúde de todos os agentes envolvidos na realização dos jogos, notadamente Torcedores e os próprios Jogadores”, disse.

A Copa do Nordeste também vai parar, por tempo indeterminado.

Confira nota completa:

A FEDERAÇÃO BAHIANA DE FUTEBOL – FBF vem a público manifestar o posicionamento de suspender o Campeonato Baiano de Futebol da Série A 2020, cujas duas últimas rodadas da Fase de Classificação estavam programadas para os próximos dias 22 e 25/03 (rodada antecipada), por prazo indeterminado, suspensão decorrente de informações prestadas por Presidentes de Clubes, no sentido de que os respectivos Atletas estão se recusando a treinar e a comparecer no local das partidas, e de que ao menos em um dos Municípios que sediarão os jogos já há uma diretriz da Prefeitura no sentido de proibir a realização de partidas de futebol. Desta forma, a FBF esclarece que a decisão de suspender a competição já estava tomada, e que apenas pretendia concluir a 1ª Fase – De Classificação, como antes deliberado, para atenuar os prejuízos desportivos, mas entende que a suspensão neste momento respeita a posição dos Atletas, as informações passada pelos Presidentes dos filiados e visa preservar a saúde de todos os agentes envolvidos na realização dos jogos, notadamente Torcedores e os próprios Jogadores. A FBF comunica também a suspensão do início de todas as demais competições profissionais e não profissionais por ela promovidas e que constam do Calendário Oficial do Futebol Baiano para o ano de 2020, recomendando às Ligas Municipais filiadas que mantenham entendimentos com as respectivas Administrações Públicas a respeito das diretrizes e orientações que deverão seguir com relação aos seus Campeonatos Municipais de Futebol. Finalmente, reitera a FBF que acompanha o monitoramento dos casos suspeitos do COVID-19, para, assim que a situação for regularizada, adotar as medidas necessárias à retomada das Competições Oficiais de Futebol no Estado da Bahia. FEDERAÇÃO BAHIANA DE FUTEBOL – Aqui, o futebol é para todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*